Os principais impactos da Reforma Protestante para a formação da sociedade moderna.



A Reforma Protestante foi um movimento de cunho religioso, que tem seu marco nas noventa e cinco teses de reprovação à prática católica em 1517, por Martinho Lutero. Porém seu contexto histórico e desdobramentos vão para além daquelas teses suscitadas por Lutero. Foi a culminação de insatisfações gestadas há bastante tempo devido aos excessos do clero e sua promiscuidade com o poder e, por ocasião, potencializada pelo humanismo nascente na Europa. Também podemos identificar outra força subjacente, os ideais burgueses, também tentando abrir espaço no cenário de poder econômico e, quiça, político.

Nesse cenário trava-se o embate que irá revolucionar o mundo ocidental em diversos aspectos. Como o mundo feudal era sustentado pelas superstições e exacerbado por uma religiosidade tutelada, e a burguesia bem como outros setores da sociedade moderna pretendiam sacudir de si o sistema feudal, viram na possibilidade de quebra da hegemonia papal pelos protestos contrários a suas práticas a oportunidade que lhes favoreciam. Guardadas as devidas diferenças, homens como John Wycliff, Lutero, Zwinglio e Calvino propunham uma religiosidade que “libertava” o homem comum das amarras papal, dando-lhes autonomia e acesso as Escrituras em sua língua vernácula. Pode parecer pouco, mas devemos lembrar que a tutela papal proibia o homem comum de ler a Bíblia, deixando de obter assim uma visão crítica e percepção embasada das cotradições clericais.

Isso possibilitou que nações se libertassem das regras de Roma e obrigação de tributos, que drenavam grandes somas em dinheiro. Importante também que com essa ruptura as terras da Igreja, que eram imensas, passaram para as nações de origem, o que vem possibilitar o reforço do projeto burguês que precisava de terras para suas matérias primas. Também a liberação de grande contingente de camponês que acorrem às cidades, engrossando a massa crítica de trabalhadores assalariados. Essas reformas atendem as necessidades mercantilistas na medida em que fortalece um governo central autônomo, por estar agora desvencilhado da batuta do Papa; aporta mão de obra motivada por ambição monetária, além de criar uma mentalidade onde o trabalho e expansão de mercados deixam de ser função inferior na economia e passa a ter relevância capital. 

Enfim, A Reforma traz em seu turbilhão transformações que irão dar contornos ao mundo moderno. Mundo que interessa a uma classe nascente, a burguesia. Mas não só a essa, também aos monarcas absolutistas. Atende em muitos aspectos aos desígnios burgueses, porque revoluciona a maneira do homem estar no mundo. Autônomo, desperto para o conhecimento e curiosidade crescente de seu universo; valorizando o trabalho e a riqueza dele extraída, passa a acumular diferentemente dos valores feudais perdulários, agora capitalizando e, pela nova interpretação religiosa, acumulando como sinal de bem-aventurança divina. O dinheiro não é mais pecado se não for gasto no luxo e a luxúria extravagante.

Max Weber teoriza que o calvinismo, importante doutrina protestante, suporta a máquina burguesa e seu capitalismo ao definir uma religiosidade austera que privilegia o trabalho e a riqueza como sinal da eleição do homem à salvação. Fórmula perfeita para a acumulação do capital que possibilitará grandes investimentos econômicos nos períodos que se estende a frente do mercantilismo até à Revolução Industrial, sepultando o Antigo Regime, e estabelecerá o capitalismo como ordem econômica hegemônica.



Márcio de Carvalho Bitencourt

Comentários

  1. Não gostei a maioria do que se diz ai da Igreja não é verdadeiramente o que aconteceu,não foi bem assim

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto, bem coerente, e como teólogo posso dizer, que a maioria senão tudo o que disse a respeito da igreja está correto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Lógica do Poder em Maquiavel

O Cristianismo é um Platonismo para o Povo

Teoria dos Ídolos de Francis Bacon