O protestantismo contribuiu para o fortalecimento do sistema capitalista?



É inegável a contribuição que o advento do protestantismo serviu aos propósitos da burguesia capitalista, embora haja análises diferentes dessa opinião. Pelo menos em dois aspectos fulcrais ele atua como importante força revolucionária que se alinha ao projeto burguês de poder. Um diz respeito à quebra de hegemonia da Igreja Católica, que detinha grande poder, e não estava interessada em dividi-lo com mais uma classe social, a nascente burguesia e seus anseios de liberalismo. Outro, de mudanças filosófica e doutrinária, reforçando a ideologia do capital, muda o conceito de que riqueza, antes de ser um pecado, passa a ser sinal distintivo da graça de Deus (calvinismo?). A quebra da hegemonia da Igreja, pela Reforma, libera imensas populações de seu jugo, que agora com a licitude de se obter riquezas, fomentará um mercado de transações que irá expandir as relações capitalistas em escala exponencial. Somam-se a isso algumas medidas que a Revolução Francesa implantou e deixou como modelo, entre elas o sequestro das terras da Igreja e a destituição de seu poderio.

Essas transformações também se alinham com os ideais do Renascimento e Iluminismo. Pontos de contato podem ser observados no homem protestante (não se referindo apenas a uma única escola, calvinista, luterana ou outra qualquer desalinhada da dominação católica) e aqueles ideais modernos. Por exemplo, a salvação já não era mais aceitável por venda de indulgências, mas por empenho de cada indivíduo no uso de sua autonomia, responsabilidade e seu livre-arbítrio, marca da doutrina protestante. Isso tem um forte impacto na tese do individualismo capitalista. Ainda, essa responsabilidade individual praticada com a ideia da liberdade, harmonizará o racionalismo do humanismo, que concebe o homem senhor de seu destino pelo uso apenas da razão.

Se entendermos o capitalismo como um sistema econômico que se reforça em um ambiente de múltiplos agentes, que diversifica a divisão do trabalho (importante em seu estágio inicial, mesmo que tenha (in)evoluído para cartéis e concentração em nossos dias), o protestantismo, já que o humanismo não conseguiu “libertar” o homem de sua crença em um deus, foi um sistema religioso que atendeu seus anseios. Dividiu-se em inúmeras doutrinas secundárias, impossibilitando um poder que viesse sufocar o liberalismo de mercado e a nova ordem econômica.

Talvez o maior argumento em favor da contribuição que o protestantismo ofereceu ao capitalismo e a burguesia que engendrava sua implantação universalizada seja, por coincidência ou não, o fato de que ambos os homens dessas duas realidades históricas proporem uma existência baseada no indivíduo que laborava seu destino desvinculado do sistema anterior, o Antigo Regime. Regime que apesar de estar caracterizado assim na França, era estrutura social do medievo, mantendo grande massa de trabalhadores “escrava” do clero e aristocracia parasitária. O resto é história, que talvez se assemelhe em alguns aspectos a qualquer sistema de dominação de classes. Assunto para outro tema.


Márcio de Carvalho Bitencourt

Comentários

  1. Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo.
    Nisan - começo em 26 de Abril

    Veja tambem outras mídias sociais :

    https://twitter.com/maurovinocur75

    https://www.linkedin.com/pulse/activities/mauro-vinocur%2B0_27_hA-fkBil76U4D61jnvt?trk=mp-reader-h

    https://maurovinocur.wordpress.com/

    https://plus.google.com/u/0/107030966846736482048/posts

    https://br.pinterest.com/maurovinocur/

    https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6562868553132051550&pli=1#allposts

    https://www.youtube.com/user/MrMauro21

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100010111174352

    Mauro, Mauro Vinocur, Mauro Vinocur blogger, Mauro Vinocur facebook, Mauro Vinocur Linkedin, Mauro Vinocur Pinterest, Mauro Vinocur twitter, MauroVinocur, Vinocur, Vinocur Mauro, VinocurMauro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Lógica do Poder em Maquiavel

O Cristianismo é um Platonismo para o Povo

Teoria dos Ídolos de Francis Bacon