É possível conciliar fé e razão? - Agostinho e Tomás

Agostinho e Tomás de Aquino são duas importantes referências, dentro da cristandade, na busca de harmonizar a fé com fundamentação racional. O primeiro, no contexto da patrística, busca seu embasamento no neoplatonismo, o segundo, já na escolástica, recorre ao aristotelismo. O racionalismo de Platão coube para Agostinho na medida em que privilegiava um mundo metafísico, se valendo da tentativa de realizar as abstrações das ideias precedendo o mundo temporal. A razão, nesse sentido, fechada em uma lógica própria e circunscrita, foi instrumento que serviu aos argumentos que justificasse um universo argumentado na fé. Enfim, se o mundo último e real é o imaterial das ideias de Platão, então o mundo espiritual da fé tem sua aceitação por essa lógica proprietária.

Tomás, que bebe no aristotelismo, ao fundamentar sua teologia, não opõe a razão à fé, antes compreende que a razão é um instrumento que tem em si qualidades lógicas que podem embasar seus argumentos de fé. De Aristóteles, entre outras teses do filósofo grego, Tomás arrazoa que o fato do conhecimento se dá a partir do mundo sensível que, no entanto, tem poderosa base inteligível que alcança a verdade da fé, por ser também aspecto, assim como a fé, multiforme do universo do Criador.
Muito mais se poderia discorrer dos sistemas desses dois grandes pensadores, porém para o escopo da reflexão do argumento que se pretende aqui, arrazoar sobre a possibilidade de harmonizar fé e razão, basta para se verificar como esse tema vem historicamente sendo discutido.
Atualizando essa questão entre razão e fé, temos que, na prática ainda não decidimos definitivamente por uma ontologia derradeira. Desde o Círculo de Viena com seu neopositivismo que rejeitou a metafísica à Escola de Frankfurt, que buscou uma via de equilíbrio pelo discurso dialético da realidade, encontramos variados matizes na tentativa de estabelecer uma ontologia e cosmologia perene.
Partindo da definição de que fé está ligada as coisas que não se veem, porém se aceita por revelação sobrenatural a qual o sujeito se entrega como garantia de verdade, e que razão, entre outras tantas importantes definições, seja a faculdade que tem o homem de perscrutar seu mundo e existência apenas com o uso de suas faculdades racionais e lógicas; e supondo que essas duas formas de conhecimento não encontra com facilidade pontos de contato que as harmonizem, qual seria, se possível, um entendimento que pudesse pacificar essas duas dimensões? Seria a solução agostiniana que toma a fé por primazia ou a tomista que afirma se a razão uma ferramenta importante para a justificação inteligível da fé? Difícil dilema para se decidir terminantemente!
Penso que filosoficamente de maneira provisória, a melhor posição humanamente sensata é do equilíbrio. A dimensão humana, que transcende a temporalidade e materialidade por suas características que insiste invencivelmente metafísica em seu âmago, pode sim vivenciar sua experiência concreta baseada na razão que busca a materialidade e explicação lógica do universo e ainda guardar em seu sacrário íntimo os valores da fé, fé que busca ultrapassar a condição de um único universo possível.


Márcio de Carvalho Bitencourt

Comentários

  1. Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo.
    Nisan - começo em 26 de Abril

    Veja tambem outras mídias sociais :

    https://twitter.com/maurovinocur75

    https://www.linkedin.com/pulse/activities/mauro-vinocur%2B0_27_hA-fkBil76U4D61jnvt?trk=mp-reader-h

    https://maurovinocur.wordpress.com/

    https://plus.google.com/u/0/107030966846736482048/posts

    https://br.pinterest.com/maurovinocur/

    https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6562868553132051550&pli=1#allposts

    https://www.youtube.com/user/MrMauro21

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100010111174352

    Mauro, Mauro Vinocur, Mauro Vinocur blogger, Mauro Vinocur facebook, Mauro Vinocur Linkedin, Mauro Vinocur Pinterest, Mauro Vinocur twitter, MauroVinocur, Vinocur, Vinocur Mauro, VinocurMauro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Lógica do Poder em Maquiavel

O Cristianismo é um Platonismo para o Povo

Teoria dos Ídolos de Francis Bacon